Por que os cães arquejam? – Comportamento Cães 6

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Você quer saber por que cachorros se ofegam? Continue lendo para entender se seu cão está mostrando um comportamento normal ou anormal.

É normal que os cães arfem, para esfriar, especialmente quando estão quentes, excitados ou enérgicos. Ofegar também é a maneira como os cães oxigenam seu sangue. Quando o seu cão calça, ofereça água para que ele não tenha sede. Se o seu cão estiver muito aquecido, dê-lhe água para o ajudar a arrefecer mais depressa. No entanto, se o seu cão calça sem nenhuma razão óbvia, a respiração pode indicar um problema de saúde.

Então, por que cachorros se ressecam?

Existem várias razões pelas quais o seu cão respira acelerado. Vamos descobrir o que eles são e o que você precisa entender para determinar se seu cão está exibindo um comportamento normal ou anormal. É tão importante, você saber quando precisa começar se preocupar. Se o seu cão está ofegando mais do que o habitual, sem uma razão óbvia, ou enquanto descansa em um ambiente confortável, ele pode estar em uma situação difícil. Ofegante excessiva ou inexplicável pode ser um sintoma de um sério problema de saúde.

  • Motivo 1 – Calor excessivo ou Envenenamento

É normal que um cão pique fortemente após o esforço. Alguns cães com focinhos curtos tendem a respirar mais pesado que os outros cães. No entanto, a respiração pesada é também um sinal, de que um cão pode estar sofrendo de muito calor ou pode ter consumido uma substância tóxica.

O excesso de calor pode ser fatal. Ande com seu cachorro durante os períodos mais frios do dia e nunca deixe seu cachorro em um carro. Cães idosos são mais propensos a insolação. Os sinais de insolação incluem baba excessiva, gengivas e língua vermelhas profundas, náuseas, vômitos, tontura, fraqueza e convulsão. Se você não consegue encontrar qualquer razão óbvia para uma mudança repentina no comportamento do seu cão, neste caso; leve-o a um veterinário imediatamente.

  • Motivo 2 – Doença

A insuficiência cardíaca, a síndrome de Cushing(hipercortisolismo=desordem endócrina) ou distúrbios respiratórios, como a pneumonia, podem causar ofensas pesadas em cães. Se você suspeitar que seu cão está doente, leve-o ao veterinário imediatamente.

  • Motivo 3 – Idade, Lesão e / ou Dor

Respiração pesada é um sinal de que seu cão pode ter sofrido uma lesão ou está com dor. Se você suspeitar que seu cão pode estar com dor, verifique seu corpo inteiro em busca de sinais de dor ou lesão, incluindo seus dentes e gengivas. Sinais de dor incluem ofegantes, tremores, inquietação ou não querer se mover.

Ganho de peso e artrite pode tornar mais difícil o envelhecimento do seu cão. Se o seu cão está tendo problemas para respirar ou tem dificuldade para andar, pergunte ao seu veterinário se uma condição física ou a idade do cão é a causa. Qualquer dor ou desconforto é uma razão para chamar seu veterinário.

  • Motivo 4 – Falta de Oxigênio ou Choque

Um indicador pode ser a língua ou as gengivas do seu cão, quando não são sua cor rosa úmida normal. Se a boca do seu cachorro parece azul, branca ou roxa azulada; leve seu cachorro a uma sala de emergência imediatamente!

  • Motivo 5 – Alergias ou Medicação

Uma variedade de medicamentos pode causar ofegante. Pergunte ao seu veterinário se o comportamento do seu cão é normal.

  • Motivo 5 – Febre ou Infecção

Um cachorro vai ofegar na tentativa de reduzir a febre. Se o seu cão tiver febre, e não estiver simplesmente superaquecido, pode ser devido a uma infecção. Veja seu veterinário imediatamente.

  • Motivo 7 – Desequilíbrio Hormonal

O ofegante pesado também pode ser um sinal de um distúrbio hormonal, como hipotireoidismo ou doença de Cushing(hipercortisolismo=desordem endócrina). A ofegante pode ser acompanhada por outros sintomas, como ganho de peso, alterações no revestimento, alterações no apetite ou alterações comportamentais.

  • Motivo 8 – Obesidade

Quando um cão está muito gordo, a respiração é difícil e o resultado é desconforto e respiração excessiva. Você precisa ajudar seu cão a perder peso.

Agora vamos recapitular.

É normal que os cães arfem, para esfriar, especialmente quando estão quentes, excitados ou enérgicos. Verifique se o seu cão tem acesso a água fresca em todos os momentos.

Ofegar é a maneira como os cães oxigenam seu sangue. Um cão saudável só vai arfar por um curto período de tempo antes de sua respiração voltar ao normal.

Os cães também ofegam quando estão estressados ​​e ansiosos por qualquer motivo, como durante uma tempestade, durante uma exibição de fogos de artifício, ou a partir do som de tiros à distância. Conforto seu cão durante estes tempos para que ele saiba que não há nada a temer.

Ninguém conhece o seu cão melhor que você. Preste atenção ao respiro do seu cão, todos os dias, para que você possa reconhecer quando a respiração do seu cão muda. Se o seu cão estiver ofegante por causa de uma razão óbvia e você reconhecer que não é o comportamento normal, seu cão pode ter um problema de saúde. É hora de uma viagem ao veterinário.

Espero que você tenha gostado deste artigo sobre o comportamento do cão, especificamente sobre o motivo pelo qual os cães ofegam, e espero que você tenha saído com algo de valor. Até a próxima vez. Tchau tchau.

Explore mais

Woman cuddling her cat

Entendendo a comunicação do seu gato

Gatos sempre foram considerados criaturas bastante misteriosas. Embora os gatos tenham uma maneira universal de se comunicar, eles têm formas diferentes de se

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *